É uma modalidade de atendimento não presencial mediado pelo uso da tecnologia e que está regulamentado no Brasil pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP. Importante lembrar que apenas profissionais previamente cadastrados e autorizados pelo CRP podem realizar este tipo de atendimento online. Portanto, antes de iniciar um APV verifique se ele tem permissão para tal atuação.
2 – Como funciona?
O paciente/cliente e terapeuta devem possuir um dispositivo com aplicativo seguro (Criptografado) para manter sessões de vídeo e voz de forma privada e segura.
3 – Para quem é indicado o APV-OnLine?
Para pacientes que desejam trabalhar demandas mais pontuais, breves e menos aprofundadas. Caso contrário, a indicação é a psicoterapia presencial.
APV-OnLine não é indicado para tratar distúrbios psicológicos graves e pacientes instáveis e descontrolados emocionalmente.
4 – Demandas mais comuns no APV-OnLine?
Assim como a terapia presencial, o APV é uma forma de apoio psicológico em situações de:
– Mal-estar psicológico (inseguranças, timidez, medos, fobias, problemas com a autoimagem, ansiedade, depressão, perdas e luto, etc);
– Dificuldade de relacionamentos (Social, amoroso, familiar);
– Rompimentos amorosos e de vínculos;
– Indecisões e insatisfações pessoais e profissionais;
– Dificuldades (com o passado, presente, futuro, posicionamentos, posturas e adaptações);
– Desejo por ampliar o autoconhecimento;
– Necessidade de mudanças de atitudes e comportamentos e etc.;
5 – Benefícios do APV – OnLine:
– Praticidade: você receberá o APV onde quer que esteja;
– Flexibilidade de horário: possibilidade de horários alternativos e de acordo com a sua necessidade;
– Menor custo financeiro e de tempo: você não precisa sair de onde está e não vai se preocupar com o tempo de deslocamento;
– Estudos confirmam que a psicoterapia virtual é tão eficaz quanto o atendimento convencional (Presencial);
– Torna mais acessível o atendimento psicológico e amplia os cuidados da população à Saúde Mental, pois há muitas regiões no país que não tem acesso a esse serviço;
6 – Cuidados e medidas que garantem uma boa consulta?
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- O profissional:Pesquise pelo nome completo ou número no conselho e certifique-se de que ele está registrado no Cadastro Nacional de Psicólogos.
- O serviço:Investigue se há queixas contra o profissional ou reclamações do aplicativo utilizado.
- O meio:Por segurança, evite locais públicos. Use, se possível, computador ou celular pessoal.
- A internet:Invista em um provedor de qualidade e no antivírus. Isso evitará quedas de sinal e dará mais qualidade e segurança ao seu atendimento.
- O local:Procure um ambiente privado e tranqüilo para o seu atendimento psicológico virtual. Evite ser interrompido durante a sua sessão.